sexta-feira, 17 de julho de 2009

Plano de Ensino

E.E.PRESIDENTE ARTUR BERNARDES
TIPOLOGIA:P05B2
PÇA. JOSÉ LUCAS BATISTA - QUARTEL DO SACRAMENTO - BOM JESUS DO GALHO – M.G.
PLANO CURRICULAR
ANO DE ESCOLARIDADE

DISCIPLINA:
história
RESPONSÁVEIS:
Maérci
Cronograma
EIXO TEMÁTICO:
Histórias de Vida, Diversidade Populacional e Migrações

TEMA:
Tema 1: Histórias de Vida, Diversidade Populacional (Étnica, Cultural, Regional e Social) e Migrações Locais, Regionais e Intercontinentais
Subtema 1 – Diversidade populacional e migrações em Minas Gerais e no Brasil
TÓPICO
HABILIDADE
METODOLOGIA
ATIVIDADES
CRITÉRIOS E FORMAS DE AVALIAÇÃO
População mineira e brasileira: várias origens, várias histórias
.1. Conceituar migração e imigração.
1.2. Identificar a diversidade populacional presente em sala de aula, na escola e na localidade do aluno, em termos sociais, étnico-culturais e de procedência regional; analisar e interpretar fontes que evidenciem essa diversidade.
1.3. Conceituar cultura, mestiçagem e hibridismo.
1.4. Analisar as festas étnico-culturais como manifestação de hibridismo: Congado, Carnaval, Maracatu, Bumba-meu boi, Reisado, Capoeira, festa de Iemanjá, Folia de Reis, entre outras
Livro didático adotado;
folhas mimeografadas;
palavras cruzadas;
textos lacunados;
construções de diálogos;
pesquisas;
Linha do tempo;
aula áudio visuais.
Livros de apoio didático;
internet;
Rived.
Projetos.
O Ser Humano chega ao Brasil. Capítulo 3
página 60 e 61.
Como viviam os primeiros habitantes do Brasil. Capítulo4 página 62 e 63
Festas populares.
História da vida dos alunos.
Avaliação diagnóstica contínua;
avaliações bimestrais;
Participação nas atividades propostas;


2. Primeiros povoadores: os ameríndios e suas origens
2.1. Caracterizar e diferenciar os povoadores de origem asiática (mongolóides) e de origem africana (negróides) e confrontar interpretações distintas sobre sua identidade.
2.2. Problematizar a distinção entre história e pré-história.
2.3. Caracterizar e analisar a origem, evolução e diversidade da espécie humana.

O povoamento da América. Página 48
capítulo1: O ser humano chega à América página 50
Como viviam os
americanos página 53 à 56
Unidade 1:As origens do ser humano. Da página 24 à 40.
Introdução aos estudos históricos da página 10 à 20


3. Os primeiros europeus: os portugueses do Reino
3.1. Identificar e caracterizar a cultura européia e portuguesa nos séculos XV e XVI.
3.2. Analisar o contexto e motivações para o início da colonização portuguesa no Brasil.

Capítulo 2 da unidade 5 do livro da 6ª série: Europa:nobre e mercantil, da página 124 à 128


4. Os povos africanos
4.1. Identificar a diversidade étnica, espacial e cultural dos povos africanos.
4.2. Conceituar escravidão.
4.3. Problematizar a existência da escravidão na África antes da expansão marítima européia.
4.4. Estabelecer diferenças entre o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na América Portuguesa.

Capítulo e 5 e 6 da unidade 2 do livro da 6ª série: A África dos grandes reinos e A África das sociedades tribais. Da página 54 à 61.
capítulo 4 da unidade7 do livro da 6ª série: Escravidão: luta, resistência e luta.


5. Os povos indígenas: diversidade e migrações
55.1. Analisar e compreender as especificidades e complexidades dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos europeus: origens, movimentos migratórios e diversidade lingüístico-cultural.
5.2. Diferenciar as principais “nações” indígenas brasileiras, especialmente as reconhecidas como presentes em Minas Gerais: Pataxó, Xacriabá, Krenak e Maxacali Caxixó, Aranã Paulíararu, Xucuru, Kariri.

Os povos indígenas


6. Os imigrantes europeus nos séculos XIX e XX
6.1. Identificar as características básicas do capitalismo industrial.
6.2. Identificar os grupos migratórios no Brasil nos séculos XIX e XX dentro do contexto da expansão do capitalismo.

Os imigrantes no Brasil ,capítulo 6 da unidade 8 do livro da 7ª série; da página202à 204.


. Os “outros” imigrantes nos séculos XIX e XX: árabes, judeus, orientais
• Analisar os processos que dão continuidade às políticas de imigração no Brasil e a chegada de novas levas de imigrantes em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.

Os imigrantes em Minas Gerais.



E.E.PRESIDENTE ARTUR BERNARDES
TIPOLOGIA:P05B2
PÇA. JOSÉ LUCAS BATISTA - QUARTEL DO SACRAMENTO - BOM JESUS DO GALHO – M.G.
PLANO CURRICULAR
ANO DE ESCOLARIDADE

DISCIPLINA:
história
RESPONSÁVEIS:
Maérci
Cronograma
EIXO TEMÁTICO:
Histórias de Vida, Diversidade Populacional e Migrações

TEMA:
Subtema 2 - Transformações econômicas, diversidade populacional e colonização portuguesa no Brasil
TÓPICO
HABILIDADE
METODOLOGIA
ATIVIDADES
CRITÉRIOS E FORMAS DE AVALIAÇÃO
7. Expansão econômica européia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI
7.1. Analisar o processo da expansão econômica e marítima européia nos séculos XV e XVI.

Livro didático adotado;
folhas mimeografadas;
palavras cruzadas;
textos lacunados;
construções de diálogos;
pesquisas;
Linha do tempo;
aula áudio visuais.
Livros de apoio didático;
internet;
Rived.
Projetos.
Expansão marítima portuguesa,capítulo 4 e 5 da unidade 5, da página 126 à 132.
Avaliação diagnóstica contínua;
avaliações bimestrais;
Participação nas atividades propostas;


8. O “sistema colonial” e a realidade efetiva da colonização: política metropolitana versus diversificação econômica e interesses locais
8.1. Conceituar colonização.
8.2. Analisar as contradições inerentes ao funcionamento do “sistema colonial” como projeto metropolitano que foi constantemente frustrado pelas especificidades e diversidade da América Portuguesa.
8.3. Analisar a formação de um mercado interno na Colônia através do surgimento de vários mercados locais e a constituição de mercados regionais.
8.4. Conceituar mercado interno e acumulação de capital.
8.5. Identificar a existência de acumulação interna de capital no espaço colonial.
8.6. Relacionar as atividades de acumulação de capital na Colônia: controle do abastecimento interno, tráfico negreiro e indígena.8.1. Conceituar colonização.
8.2. Analisar as contradições inerentes ao funcionamento do “sistema colonial” como projeto metropolitano que foi constantemente frustrado pelas especificidades e diversidade da América Portuguesa.
8.3. Analisar a formação de um mercado interno na Colônia através do surgimento de vários mercados locais e a constituição de mercados regionais.
8.4. Conceituar mercado interno e acumulação de capital.
8.5. Identificar a existência de acumulação interna de capital no espaço colonial.
8.6. Relacionar as atividades de acumulação de capital na Colônia: controle do abastecimento interno, tráfico negreiro e indígena.

Capítulos 3, O império ultramarino português,
capítulo 4 a colonização portuguesa,
capítulo5: a administração portuguesa.
Páginas de 168 à 182.


9. A agromanufatura do açúcar e a escravidão
9.1. Analisar e compreender o processo de implantação da agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro em conexão com o tráfico de escravos e a fixação dos portugueses no território brasileiro.

Unidade 7:O Nordeste brasileiro; da página 184 à197.


II. A colonização litorânea: a colonização portuguesa e as tentativas de colonização de franceses e holandeses
• Conceituar colonização.
• Analisar e comparar as experiências de colonização concorrentes à colonização portuguesa no Brasil: franceses e holandeses.
• Contextualizar e relacionar a ação dos primeiros missionários católicos entre os indígenas brasileiros; a escravidão indígena na América espanhola; a União Ibérica; as guerras religiosas na Europa; as revoluções inglesas do século XVII e surgimento do parlamentarismo monárquico.

Unidade8:a expansão colonial;capítulos 1: a União Ibérica e a invasão holandesa; 2:O fim da União Iberica; da página214 à 222.


III. Interiorização da colonização: o desbravamento do sertão
• Compreender e situar, espacial e temporalmente, os vários processos de expansão da colonização portuguesa: a pecuária no Nordeste e no Sul; o extrativismo no Norte; bandeiras e entradas.

Capítulo3: a conquista do sertão; página 226 e 227.


V. As missões no Sul e delimitação do território brasileiro
Analisar as disputas sobre o território sul-americano entre Portugal e outras potências européias no século XVIII por meio dos principais tratados do período.

Capítulo4 as missões jesuíticas; página 228 à 229;
capítulo 5: crise e rebeliões na colonia; página 230 à242.


V. Cidadania e sociedade colonial: os “homens bons” e a escravidão
Analisar o conceito de cidadão na sociedade estamental da Colônia em sua relação com a estrutura do poder local (as câmaras das vilas e cidades).

Administração colonial.












































E.E.PRESIDENTE ARTUR BERNARDES
TIPOLOGIA:P05B2
PÇA. JOSÉ LUCAS BATISTA - QUARTEL DO SACRAMENTO - BOM JESUS DO GALHO – M.G.
PLANO CURRICULAR
ANO DE ESCOLARIDADE

DISCIPLINA:
história
RESPONSÁVEIS:
Maérci
Cronograma
EIXO TEMÁTICO:
Construção do Brasil: Território, Estado e Nação

TEMA:
Tema 1: O Estado Brasileiro e a Nação: Monarquia X República
Subtema 1 – A “virada do século”: transformações políticas no Brasil do século XVIII para o século XIX
TÓPICO
HABILIDADE
METODOLOGIA
ATIVIDADES
CRITÉRIOS E FORMAS DE AVALIAÇÃO
10. A economia e a sociedade mineira colonial: dinamismo econômico e diversidade populacional10. A economia e a sociedade mineira colonial: dinamismo econômico e diversidade populacional
10.1. Analisar a sociedade mineira colonial como concretização do ideal colonizador português, sendo ao mesmo tempo seu oposto.
10.2. Contextualizar o cenário cultural das Minas colonial: arte e festas barrocas, irmandades religiosas e o cotidiano da população.

Livro didático adotado;
folhas mimeografadas;
palavras cruzadas;
textos lacunados;
construções de diálogos;
pesquisas;
Linha do tempo;
aula áudio visuais.
Livros de apoio didático;
internet;
Rived.
Projetos.
Unidade 2: A época do ouro no Brasil; da página 36 à 58
Avaliação diagnóstica contínua;
avaliações bimestrais;
Participação nas atividades propostas;


11. Revoluções liberais: industrial, americana e francesa
11.1. Compreender o contexto das revoluções e seus impactos para a constituição do mundo contemporâneo de cidadania.
11.2. Conceituar historicamente no contexto das revoluções: república, liberalismo e cidadania.
11.3. Conceituar e identificar o sistema capitalista emergente e a resistência dos trabalhadores à nova organização do trabalho.
11.4. Identificar e analisar o progresso técnico e científico europeu do século XVIII.

Unidade 3:Revolução Industrial da página 60 à 82
Unidade 4: Revoluções na América e na Europa:da página 84 à 110.


12. Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de contestação e reorganização da relação metrópolecolônia
12.1. Caracterizar e analisar os diversos movimentos políticos no Brasil de fins do século XVIII e início do século XIX.
12.2. Relacionar a independência do Haiti com o medo da “haitinização” do Brasil.
12.3. Identificar as decorrências da instalação da corte no Rio de Janeiro: centralização administrativa na Colônia, constituição de grupos de interesse no Sudeste brasileiro em torno da monarquia (a chamada “interiorização da metrópole”).
12.4. Analisar os impactos da transferência da corte portuguesa sobre o universo da vida cotidiana e cultural brasileira e, especificamente, sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Unidade6: A Independência do Brasil e o primeiro reinado: capítulos 1,2 e 3, da página134 à 144.


13. A Revolução de 1817 e a Independência
13.1. Perceber a constituição de uma identidade brasileira, entre fins do século XVIII e início do XIX, em paralelo com as identidades locais (mineira, pernambucana, baiana, paulista, etc.) e com a identidade portuguesa.
13.2. Analisar o impacto da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro para o processo de emancipação política do Brasil: de um lado, a eclosão de movimentos separatistas republicanos e, de outro, a construção de uma independência pela via da monarquia e da manutenção da integridade territorial e das estruturas socioeconômicas assentadas na escravidão e no latifúndio.

Capítulo 4 e 5 da unidade 6 da página146 à


14. Bases do estado monárquico e limites da cidadania: patrimonialismo, escravidão e grande propriedade
14.1. Analisar e compreender as bases socioeconômicas da monarquia brasileira, identificando continuidades e mudanças em relação à era colonial e à época atual.
14.2. Conceituar patrimonialismo e estado.
14.3. Compreender e analisar os limites da cidadania no contexto da sociedade escravista do Império.
14.4. Analisar a Lei de Terras de 1850 e relacioná-la com a questão agrária no Império.




15. Mudanças sócioeconômicas, crise política e fim da monarquia
15.1. Analisar e compreender as mudanças na organização do trabalho e a diversificação econômica no Império.
15.2. Analisar e discutir: o abolicionismo, o republicanismo e a guerra do Paraguai.
15.3. Analisar as tensões no interior do Estado: a Coroa em conflito com os militares e a igreja.




VI. O Imperador e a Constituição de 1824: fundamentos jurídicos e políticos da monarquia
Compreender e analisar o processo de implantação da monarquia no Brasil e sua singularidade.
• Compreender o contexto político da Assembléia Constituinte de 1823,resultando na formulação da Constituição de 1824.
• Identificar as linhas gerais da Constituição de 1988 com a Constituição de 1824, sobretudo no que se refere à cidadania.

Capítulo5; O primeiro reinado;
página148 à 149.


VII. Centralismo X federalismo, ordem X desordem na Regência e início do Segundo Reinado
• Analisar e caracterizar os conflitos entre o poder centralizador e o federalismo das elites provinciais (revoltas e rebeliões).
• Analisar o processo de “pacificação” das rebeliões provinciais como afirmação do estado monárquico brasileiro.
• Analisar e discutir a relação do Brasil com os países da Bacia do Rio da Prata: questões platinas.VIII.

Unidade 8: Brasil:da Regência ao segundo reinado. Da página 186 à 204.


VIII. Construção da identidade nacional: “branqueamento” e elitismoVIII.
• Analisar e compreender a formulação de uma primeira identidade nacional como projeto das elites políticas do Império, e, portanto, excludente.
• Analisar a importância das escolas literárias (“indigenismo”, romantismo) e criação de institutos acadêmicos para constituição de uma identidade nacional.
• Analisar a educação no Brasil imperial: exclusão das mulheres e da população pobre e escrava.

Identidade do povo brasileiro.


16. Primeira República: “modernidade”,grande propriedade, coronelismo e federalismo
16.1. Conceituar oligarquia, clientelismo, coronelismo e federalismo e relacioná-los como elementos constitutivos do sistema político oligárquico.
16.2. Identificar a estrutura jurídico-institucional do regime republicano brasileiro, contida na Constituição de 1891.
16.3. Compreender o significado da construção de Belo Horizonte em termos da modernidade e do ideal republicano.

Unidade 2: a República chega ao Brasil; da página 42 à 56.


IX.Transformações econômicas, sociais e culturais no Brasil da Primeira República
Analisar os partidos políticos, o processo eleitoral na república oligárquica e os limites da cidadania nesse contexto.
• Compreender o processo de diversificação econômica no Brasil aliado aos processos de imigração, urbanização e industrialização.
• Compreender o processo de transformação da paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro, associando modernidade e exclusão social.
• Relacionar o modernismo e a busca da nacionalidade: a Semana de Arte Moderna de 1922.

Unidade 2:a República chega ao Brasil. da página 58 á 64.